Reabilitação para Artroscopia do Quadril
O objetivo desse manual é orientá-lo sobre o processo fisioterápico e da sua sincronização com o procedimento cirúrgico gerando tranquilidade e segurança.
Período Hospitalar: Após a procedimento cirúrgico o paciente ficará no hospital por um dia e receberá através da equipe de fisioterapia do hospital orientações sobre o pós-operatório imediato: a deambulação com muletas, a utilização correta da bicicleta, a utilização da crioterapia (gelo), meias elásticas, posicionamentos e exercícios básicos.
Período Domiciliar: Esse período de duas semanas o paciente deverá seguir com o uso da bicicleta ergométrica (3x ao dia, iniciando com 10 minutos progredindo para 20 minutos em 72 horas). Orientamos também realizar a bicicleta ergométrica associado a pequenas caminhadas dentro do ambiente e os exercícios básicos. A crioterapia (gelo – 3x dia – 20 minutos) deve ser usada no glúteo e no local da cirurgia após a utilização da bicicleta ergométrica e principalmente à noite antes de dormir, faça isso em decúbito dorsal (barriga pra cima). Esse período é considerado de proteção e cicatrização, portanto o repouso e cuidados são muito importantes. Orientamos movimentar-se dentro dos limites combinados e em hipótese nenhuma deixar a imobilidade se instalar nesse período.
“Detalhes da atividade: 20 minutos com freqüência de 3 vezes por dia, sem carga, com velocidade média, associado aos exercícios hospitalares e a estratégia explicada na avaliação pré-operatória.”
Fisioterapia e Hidroterapia: Após a retirada dos pontos, duas semanas, será orientado pelo cirurgião iniciar as atividades de fisioterapia e hidroterapia. Será necessário iniciar a fisioterapia (01 x semana) para atividades de Terapia Manual, ativação muscular e orientações especificas, bem como a hidroterapia com freqüência de 3 x semana. A manutenção dos exercícios domiciliares, a utilização da bicicleta ergométrica e a crioterapia (gelo) devem ser mantidas até 06 semanas de pós-cirúrgicos. Reabilitação e Fisioterapia - Pilates, Fortalecimento específico do quadril, Análise e treino da Marcha Após as sessões de hidroterapia o paciente irá retirar as muletas dando início as atividades em Clínica de Fisioterapia Especializada mantendo essa atividade e seus desdobramentos por aproximadamente 24 semanas. Nesse período de 24 semanas ( 6 meses) teremos três consultas médicas: a primeira na 6/8º semana para avaliação do cirurgião, a segunda na 12/16ª análise/ avaliação funcional e liberação de atividades fisicas leves e a terceira, na 24ª semana, para revisão radiográfica, apreciação das avaliações funcionais, prospecção de alta e orientações. Observe que teremos 18 semanas para desenvolver o trabalho de reabilitação, o de fortalecimento, do retorno ao esporte e nas atividades de lazer para obtermos critérios ortopédicos e funcionais para alcançar a alta do tratamento.
AVALIAÇÃO FUNCIONAL E EXAME ISOCINÉTICO A equipe de fisioterapia de Clínica REAB fará 02 avaliações funcionais e Isocinéticas. As avaliações funcionais serão realizadas na Clínica REAB Avaliação funcional - Exame Isocinético e testes funcionais específicos Nesse momento também lhe apresentaremos o Avaliação por Dinamometria Isocinética – pós-operatória (Exame Isocinético comparativo ao realizado antes da cirurgia). Esse exame será feito, de preferência, antes da consulta com o cirurgião, programada para 24ª semana e será marcado na avaliação pré-operatória. Esses exames Isocinéticos denominados ISO pré e ISO pós fazem parte do conjunto de critérios para determinar a capacidade de produzir força nos músculos envolvidos no procedimento cirúrgico. Essas AVALIAÇÕES FUNCIONAIS, junto com os EXAMES ISOCINÉTICOS, fazem parte dos critérios que determinarão as condutas de reabilitação e a alta do tratamento.
Algumas Dicas e orientações IMPORTANTES: 1. Respeitar as orientações sobre uso das MULETAS e MEIAS elásticas; 2. Não sentar em cadeiras e sofás baixos; 3. Não sentar na cama (encostado na cabeceira); 4. Não deitar sobre o quadril operado, somente no oposto com um travesseiro entre as pernas; 5. Dirigir automóveis somente após duas semanas; 6. Relações sexuais merecem resguardo e/ou cuidados; sugestão de duas semanas. 7. Dar atenção especial ao padrão postural (ter boa postura); 8. Não ficar muito tempo nas mesmas posições (variar de sentado, deitado e deambulando com muletas); 9. Combater a imobilidade conscientemente; a partir de 6ª semanas estará em condições de caminhar até 20 minutos em percursos restritos. Somente a partir de 8 a 10 º semana o paciente estará em condições de fazer caminhadas acima de 20 minutos, somente depois de 14 a 16 semanas iniciaremos percursos maiores e ensaios para a corrida (trotes). Esses parâmetros podem serem modificados de acordo com o resultado das avaliações funcionais; 10. Manter um bom nível nutricional (gordura e açúcar prejudicam os processos de cicatrização bem como o ganho de massa muscular e consequentemente FORÇA e dinâmica); Momento ideal para iniciar um processo de reeducação alimentar para ganho de massa muscular.
É uma satisfação apresentar-lhe este manual e espero que ele possa ajudá-lo a entender o seu problema e o tratamento indicado. Segue, como anexo,o protocolo de reabilitação. Caso não realize os procedimentos de fisioterapia na Clínica REAB esse manual orientará você e seu fisioterapeuta. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que lhe tenha restado.