Pré e Pós Operatório
Pré e Pós-Operatório: orientação para uma recuperação segura e tranquila
Cada etapa do tratamento cirúrgico exige atenção e responsabilidade. Aqui, você encontrará informações práticas e confiáveis sobre os cuidados antes da cirurgia — como preparo físico e exames — e as orientações para o pós-operatório, incluindo repouso, fisioterapia e retorno gradual às atividades. Tudo para garantir sua recuperação com tranquilidade e confiança.
-
Reabilitação para
Artroscopia do Quadril -
Reabilitação pós
Artroplastia do Quadril
Reabilitação para Artroscopia do Quadril
O objetivo desse manual é orientá-lo sobre o processo fisioterápico e da sua sincronização com o procedimento cirúrgico gerando tranquilidade e segurança.
Período Hospitalar: Após a procedimento cirúrgico o paciente ficará no hospital por um dia e receberá através da equipe de fisioterapia do hospital orientações sobre o pós-operatório imediato: a deambulação com muletas, a utilização correta da bicicleta, a utilização da crioterapia (gelo), meias elásticas, posicionamentos e exercícios básicos.
Período Domiciliar: Esse período de duas semanas o paciente deverá seguir com o uso da bicicleta ergométrica (3x ao dia, iniciando com 10 minutos progredindo para 20 minutos em 72 horas). Orientamos também realizar a bicicleta ergométrica associado a pequenas caminhadas dentro do ambiente e os exercícios básicos. A crioterapia (gelo – 3x dia – 20 minutos) deve ser usada no glúteo e no local da cirurgia após a utilização da bicicleta ergométrica e principalmente à noite antes de dormir, faça isso em decúbito dorsal (barriga pra cima). Esse período é considerado de proteção e cicatrização, portanto o repouso e cuidados são muito importantes. Orientamos movimentar-se dentro dos limites combinados e em hipótese nenhuma deixar a imobilidade se instalar nesse período.
Detalhes da atividade: 20 minutos com freqüência de 3 vezes por dia, sem carga, com velocidade média, associado aos exercícios hospitalares e a estratégia explicada na avaliação pré-operatória
Fisioterapia e Hidroterapia: Após a retirada dos pontos, duas semanas, será orientado pelo cirurgião iniciar as atividades de fisioterapia e hidroterapia. Será necessário iniciar a fisioterapia (01 x semana) para atividades de Terapia Manual, ativação muscular e orientações especificas, bem como a hidroterapia com freqüência de 3 x semana. A manutenção dos exercícios domiciliares, a utilização da bicicleta ergométrica e a crioterapia (gelo) devem ser mantidas até 06 semanas de pós-cirúrgicos. Reabilitação e Fisioterapia – Pilates, Fortalecimento específico do quadril, Análise e treino da Marcha Após as sessões de hidroterapia o paciente irá retirar as muletas dando início as atividades em Clínica de Fisioterapia Especializada mantendo essa atividade e seus desdobramentos por aproximadamente 24 semanas. Nesse período de 24 semanas ( 6 meses) teremos três consultas médicas: a primeira na 6/8º semana para avaliação do cirurgião, a segunda na 12/16ª análise/ avaliação funcional e liberação de atividades fisicas leves e a terceira, na 24ª semana, para revisão radiográfica, apreciação das avaliações funcionais, prospecção de alta e orientações. Observe que teremos 18 semanas para desenvolver o trabalho de reabilitação, o de fortalecimento, do retorno ao esporte e nas atividades de lazer para obtermos critérios ortopédicos e funcionais para alcançar a alta do tratamento.
AVALIAÇÃO FUNCIONAL E EXAME ISOCINÉTICO A equipe de fisioterapia de Clínica REAB fará 02 avaliações funcionais e Isocinéticas. As avaliações funcionais serão realizadas na Clínica REAB Avaliação funcional – Exame Isocinético e testes funcionais específicos Nesse momento também lhe apresentaremos o Avaliação por Dinamometria Isocinética – pós-operatória (Exame Isocinético comparativo ao realizado antes da cirurgia). Esse exame será feito, de preferência, antes da consulta com o cirurgião, programada para 24ª semana e será marcado na avaliação pré-operatória. Esses exames Isocinéticos denominados ISO pré e ISO pós fazem parte do conjunto de critérios para determinar a capacidade de produzir força nos músculos envolvidos no procedimento cirúrgico. Essas AVALIAÇÕES FUNCIONAIS, junto com os EXAMES ISOCINÉTICOS, fazem parte dos critérios que determinarão as condutas de reabilitação e a alta do tratamento.
Algumas Dicas e orientações IMPORTANTES:
1. Respeitar as orientações sobre uso das MULETAS e MEIAS elásticas;
2. Não sentar em cadeiras e sofás baixos;
3. Não sentar na cama (encostado na cabeceira);
4. Não deitar sobre o quadril operado, somente no oposto com um travesseiro entre as pernas;
5. Dirigir automóveis somente após duas semanas;
6. Relações sexuais merecem resguardo e/ou cuidados; sugestão de duas semanas.
7. Dar atenção especial ao padrão postural (ter boa postura);
8. Não ficar muito tempo nas mesmas posições (variar de sentado, deitado e deambulando com muletas);
9. Combater a imobilidade conscientemente; a partir de 6ª semanas estará em condições de caminhar até 20 minutos em percursos restritos. Somente a partir de 8 a 10 º semana o paciente estará em condições de fazer caminhadas acima de 20 minutos, somente depois de 14 a 16 semanas iniciaremos percursos maiores e ensaios para a corrida (trotes). Esses parâmetros podem serem modificados de acordo com o resultado das avaliações funcionais;
10. Manter um bom nível nutricional (gordura e açúcar prejudicam os processos de cicatrização bem como o ganho de massa muscular e consequentemente FORÇA e dinâmica); Momento ideal para iniciar um processo de reeducação alimentar para ganho de massa muscular.
É uma satisfação apresentar-lhe este manual e espero que ele possa ajudá-lo a entender o seu problema e o tratamento indicado. Segue, como anexo,o protocolo de reabilitação. Caso não realize os procedimentos de fisioterapia na Clínica REAB esse manual orientará você e seu fisioterapeuta. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que lhe tenha restado.
Prótese do Quadril - Manual de Orientações
O QUADRIL
É uma articulação (junta) formada pelos ossos da pelve (acetábulo) e do fêmur (cabeça femoral) e por músculos e ligamentos que possibilitam a sustentação do peso do corpo e o caminhar (marcha).
O quadril pode apresentar diversas doenças como fratura, artrose (desgaste) e outras que podem ser tratadas através da substituição da articulação, também conhecida como artroplastia ou prótese do quadril.
PRÓTESE DE QUADRIL
A prótese ou artroplastia do quadril é uma cirurgia que substitui a articulação doente por uma artificial.
Objetivos da cirurgia: alívio da dor, recuperação do movimento, retorno as atividades diárias como sentar, andar, subir e descer escadas e independência no dia-a-dia.
Complicações: são raras, mas podem ocorrer e devem ser prevenidas e tratadas adequadamente. As mais frequentes são trombose venosa profunda (entupimento das veias), infecção pós-operatória, entre outras.
Antes da Cirurgia:
• Levar uma lista com todos os medicamentos em uso e a dose
• Levar todos os exames pré-operatórios, inclusive as radiografias.
• Jejum de 8 horas antes da cirurgia – não comer e não beber nada neste período
• Chegar no horário solicitado na recepção de internação do hospital, e trazer a autorização da cirurgia e da internação.
Alguns materiais serão necessários para o auxílio na sua recuperacão. Você poderá comprá-los ou alugá-los em lojas especializadas:
A Reabilitação
A fisioterapia é muito importante e ajudará o paciente operado a levantar-se da cama e iniciar os primeiros passos, ensinando-o a voltar a caminhar e recuperar a sua independência.
Será necessário um “andador” para que você inicie a caminhada. Você será orientado a pisar totalmente, parcialmente ou a não pisar. Estas orientações serão dadas a você pelo seu cirurgião e fisioterapeuta, em parceria.
Você deverá utilizar o “andador” por, no mínimo, seis semanas, e poderá trocar o andador por um par de muletas e até uma única muleta usada na mão oposta à perna operada, conforme sua evolução, sempre após contato com a nossa equipe.
Lembre-se de que o sucesso do seu tratamento depende muito da sua dedicação. Faça os exercícios recomendados e a chance de obter sucesso após a cirurgia será maior. Se tiver alguma dúvida sobre algum movimento ou atividades permitidas pergunte ao seu cirurgião ou fisioterapeuta. Estaremos sempre dispostos a ajudá-lo.
EXERCÍCIOS
Você deverá realizar os exercícios TODOS OS DIAS, por um período mínimo de 45 dias a contar da data da cirurgia.
Após este período, você poderá acrescentar peso de 1Kg no tornozelo ao realizar os três exercícios em pé.
Os cuidados de posicionamento, por exemplo, afastamento entre os joelhos, forma correta de sentar, não aproximar o tronco dos joelhos, etc, deverão ser obedecidos por 3 meses
Posicionamento na cama
Sentado
NÃO FAZER!
VOLTANDO A CAMINHAR!
ESCADAS
EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA:
ATIVIDADES FÍSICAS
• SOMENTE APÓS O TERCEIRO MÊS E APÓS A LIBERAÇÃO PELO SEU MÉDICO
• EVITE ATIVIDADES SEXUAIS ATIVAS ATÉ O TERCEIRO MÊS CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO OU FISIOTERAPEUTA ANTES DE INICIAR ATIVIDADES ESPORTIVAS
ORIENTAÇÕES DE ALTA HOSPITALAR
• CURATIVOS DIÁRIOS COM SORO FISIOLÓGICO 0,9% E COBRIR A FERIDA COM GAZE E ESPARADRAPO DO TIPO MICROPORE
• UTILIZAR O ANTICOAGULANTE POR 30 DIAS CONFORME A RECEITA MÉDICA
• RETORNO AMBULATORIAL EM 3 SEMANAS APÓS A CIRURGIA PARA RETIRAR OS PONTOS
• PROCURE O HOSPITAL EM CASO DE: FERIDA OPERATÓRIA MUITO VERMELHA E QUENTE OU COM SAÍDA DE SECREÇÃO, PERNA OPERADA INCHADA E DOLOROSA.
Deixe sua casa mais segura!!!
• Mantenha uma área de circulação livre par você caminhar com o andador ou o par de muletas – reorganize os móveis.
• Retire obstáculos do chão como tapetes, fios e animais domésticos.
• Utilize calçado com solado em borracha para não escorregar.
• Deixe sempre uma luz acessa durante a noite para deslocar-se até o banheiro.
APROVEITE A VIDA!
• Dr. Daniel Codonho – Ortopedia e Traumatologia – Cirurgião do Quadril;
FISIOTERAPEUTAS:
• Juliana D`Ambrosi Ostrowski
• Marcela Theodosio Goncalves
• Gabriela Bayer
• Mariana Piccolo
































